domingo, 19 de abril de 2015

Museu Penitenciário Paulista - Carandiru




Na faculdade, tenho aulas de psicologia jurídica. Uma matéria extremamente interessante, por sinal. Nesta terça-feira (14), fomos ao Museu Penitenciário Paulista - Carandiru, na cidade de São Paulo; confesso que fiquei impressionada com certas coisas que vi, sobre a história do lugar e também sobre a história do sistema penitenciário. Uma visita extremamente interessante, onde se é possível não só refletir sobre o cárcere e o universo de quem é submetido à tal.

Não vemos somente o lado negro da história, tem muito mais por trás do que rola na boca do povo. Lá o visitante pode entender um pouco melhor como funciona as penitenciárias e principalmente como funcionava o complexo do Carandiru. 


Esta é a primeira sala do museu, e acredito que foi a que mais me chamou a atenção. Aqui, foi feito um jogo com as palavras, que estão distribuídas pelas paredes e pelo teto; palavras ditas por quem esteve preso, e que faz parte da realidade deste grupo da sociedade. Muito interessante e criativo o ambiente.




Presos tem tatuagens, certo? Estas são algumas das máquinas de tatuar feitas por presos na penitenciária. A tinta era feita de carvão e saliva. As tatuagens servem para falar sobre a história do preso, fazer homenagem à alguém querido, ou mostrando a hierarquia na prisão.





Tenho mais milhares de fotos aqui do museu, colocar todas deixaria este post cansativo; então sugiro que arranjem um tempinho na agenda e visitem o lugar hehehe.

 E eis aqui minha querida turma!!!

beijinhos

0 comentários:

Search

Recentes

Faça Parte!

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...